sexta-feira, 6 de maio de 2011


 “Porque Deus ordenou, dizendo: Honra ao teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.” (Mateus 15:4)
Estamos, esta semana, comemorando o Dia das Mães. As lojas estão cheias de filhos comprando presentes, cartões, flores etc. Alguns filhos passam o ano todo assim como os fariseus, não lembram a ordem de Deus de honrar suas mães. São rebeldes, mal educados, respondões, preguiçosos, mentirosos e, neste dia, preocupam-se apenas com a tradição que diz que no Dia das Mães precisam dar um presente. Estes filhos não sabem o que é honrar.
Honrar é respeitar, é reverenciar, é obedecer. Mas o que é respeitar? É dar honra a alguém; é acatar, obedecer aquilo que a pessoa disser. E o que é reverenciar? É tratar com honra, é adorar. Então, podemos dizer que: Temer ao Senhor é respeitá-lo, honrá-lo, reverenciá-lo, obedecendo aos Seus mandamentos, adorando-o em todo tempo. A honra aos pais é o respeito que devemos ter por eles. E, como estamos no Dia das Mães, vamos falar a respeito delas. Nossas mães pagaram um preço muito alto para que nós nascêssemos. Você já olhou para uma mulher grávida? Aquela barriga enorme, que guarda dentro de si uma vida! Foi assim que sua mãe esperou meses até você nascer. E quantas noites acordadas ela passou com você chorando, com febre, dor de barriga, medo do escuro? E o susto que ela levou quando você caiu e se machucou? Quantas lágrimas ela já derramou por sua causa?
E um dos Seus mandamentos é “Honrar pai e mãe”. Isso está escrito em Êxodo 20:12 e em Deuteronômio 5:16, quando fala sobre os mandamentos dados por Deus a Moisés, para que ele os ensinasse ao povo. Jesus conhecia esse princípio e, certa vez, alguns fariseus e escribas lhe fizeram uma pergunta um pouco estranha: “Porque transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem.” (v.2).
Pergunta estranha, não é mesmo? Pela tradição daquele povo, não se podia comer sem antes lavar as mãos, por uma questão de higiene, e isso era, e ainda é, levado muito a sério pelos judeus. E eles vieram questionar a Jesus porque os Seus discípulos não faziam isso, não obedeciam a essa tradição.
E Jesus lhes respondeu com outra pergunta: Porque transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? Porque Deus ordenou: Honra teu pai e tua mãe, e; quem maldisser a seu pai e sua mãe será punido de morte. Mas vós dizeis: Se alguém disser ao seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; esse jamais honrará ao seu pai e a sua mãe. E, assim, invalidastes a Palavra de Deus, por causa da vossa tradição.” (v.3-6).

É uma resposta meio complicada para nós entendermos, não é verdade? Mas Jesus está-nos ensinando algumas coisas muito importantes, e nós precisamos estar muito atentos a elas, para não deixarmos que algumas coisas tolas nos afastem da Palavra de Deus, levem-nos a desobedecer aos Seus mandamentos, amém?
Vamos então procurar entender direitinho. Preste atenção! A Palavra de Deus deve ser muito mais importante para nós do que os conselhos dos colegas, do que as coisas que a televisão mostra. Mas, os fariseus estavam mais preocupados com o fato dos discípulos de Jesus não lavarem as mãos do que em obedecer à Palavra de Deus. Jesus lembra a eles que existe um mandamento para honrar pai e mãe, para que não houvesse punição de morte, pois, no Antigo Testamento, a ordem era que os filhos que não obedecessem a seus pais fossem levados aos anciãos da cidade e eles mandariam que esses filhos fossem apedrejados até a morte (Deuteronômio 21:18-21).

Veja só como eram tratados os filhos rebeldes e desobedientes. Mas, mesmo sendo conhecedores dessa lei, os fariseus não obedeciam, aquilo que eles poderiam usar para beneficiar, para ajudar, para presentear seus pais, diziam ser oferta a Deus, mas, na verdade, era apenas para não dar o que tinham àqueles que haviam lhes dado a vida, criado e educado. Jesus diz que esses não honram seus pais e, assim, tornam a Palavra de Deus inválida, sem importância.
O que podemos aprender com isso? Porque esse ensinamento de Jesus é importante para nós? Jesus disse aos fariseus que não adiantava eles lavarem as mãos quando o coração deles estava sujo por não saberem honrar a Deus nem aos seus pais.
Temer a Deus é dizer não ao inimigo, é obedecer a Deus, é ler a Palavra, orar, obedecer aos pais, ser humilde, é ter uma boca que sempre abençoa, é fazer o que é bom. Quando agimos assim, aborrecemos o mal e demonstramos nosso amor ao Senhor.
Tem muito filho que, no dia das mães, dá presente, faz cartãozinho, diz que ama, beija, abraça, mas depois desse dia é desobediente, responde mal, desrespeita, magoa. Esse filho realmente ama sua mãe? Com certeza, você vai dizer que não, pois as atitudes desse filho não demonstram amor, não é verdade?

Amor não se prova com palavras. Amor se prova com atitudes. É muito bom dizer Eu te amo! Também é muito bom ouvir alguém dizer que nos ama. Mas, melhor ainda, é vermos o amor que as pessoas sentem por nós nas suas atitudes.
Com Deus não é diferente. Não adianta dizermos “Eu te amo, Senhor!” e não provarmos isso com o nosso comportamento. Temer ao Senhor é demonstrar o nosso amor a Ele através do nosso bom comportamento, do nosso testemunho. E a mesma coisa precisamos fazer em relação aos nossos pais.

Os presentes são legais? São! Quem não gosta de ganhar presente? Mas o maior presente que você pode dar a sua mãe, neste dia é amá-la, honrá-la e obedecê-la, então você encherá o coração dela de alegria, as lágrimas que ela derramará serão de alegria, pois tem um filho que sabe obedecer a Deus e vive em santidade. Beije-a e abrace-a muito, pois ela é especial. Deus a preparou para lhe dar vida e criá-lo nos princípios da Palavra. Então se cumprirá na sua vida a promessa de Deus de prosperidade e dias longos sobre a terra. Amém?


Sala Nova da Rádio

SALA DE BATE PAPO DA RADIO RESGATANDO VIDAS

Instruções para mudar seu Nome na Sala de Bate Papo




MAPA DOS PAÍSES QUE ACESSAM O BLOG DA RÁDIO

Free counters!

Tawk.to


Site Meter

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP